
Especialidades e atuações
Brasileiros Expatriados
A atuação da Psicanalise Clinica abrange uma gama extensa de demandas, o que é maravilhoso! No entanto por motivos de concentrar a energia e oferecer uma condução na clinica melhor e mais aprofundada o Psicanalista acaba por selecionar nichos para a sua atuação, como aqui, um dos casos sao as demandas de brasileiros que vivem no Exterior, seja de forma provisória, definitiva, documentado ou indocumentado.
Ate porque o principal instrumento da analise é a fala, a Psicanálise é a cura pela fala, logo se torna essencial que a sessão possa se dar na sua linha materna, com suas expressoes, girias e sotaques.
O meu primeiro analisando era um brasileiro que viveu mais de 10 anos no exterior e que ja tinha regressado para o Brasil. Na analise foi possivel detectar as demandas que esse grupo possui e que muitas vezes nao é do dia a dia da clinica composta por analisandos que vivem no Brasil.
PSICANALISE CLÍNICA: cotidiano
No cotidiano, há demandas muito frequentes e corriqueiras, não quer dizer que seja a mesma coisa para todo mundo e que terá a mesma condução. A Psicanálise é personalíssima!
No entanto, pode-se dizer exigir maior atenção mais vezes demandas de ansiedade, esgotamento emocional, Bournout, medos e inquietudes exageradas, reflexos no do meio e do nosso tempo.
Sobre a Psicanálise
A Psicanalise é um instrumento de investigação dos processos mentais, praticamente inacessíveis de outra forma, especialmente vivencias internas e profundas, como pensamentos, sentimentos, emoções, fantasias e sonhos.
A Psicanálise foi pensada e desenvolvida para as Neuroses - estrutura psíquica que comporta a maioria de nós-. A Psicanálise é uma arte dentro da ciência e uma ciência dentro da arte.
É um excelente instrumento capaz de auxiliar o individuo na busca de uma qualidade de vida melhor.
Minha abordagem dentro da Psicanálise é Freudiana, hoje a Psicanálise está bem sedimentada com seu mais de um século e possui muitas outras escolas de abordagens excelentes.
Podemos citar M. Klein, Hartman e M. Mahler, Kohut, Lacan, Winnicot e Bion, são as principais escolas elencadas por Zimerman.
